02/08/07

Origens


Uma das questões que mais me são colocadas é "porque é que o menino é triste?"



O "triste" do nome da personagem não tem de significar necessariamente "deprimido" ou "infeliz". Antes pelo contrário, no caso desta personagem. O "triste tem mais a ver com "preocupação".

Efectivamente, a ideia para o nome surgiu-me da leitura de vários textos de psicologia, onde alguém dizia que quando uma criança cresce na ausência da mãe, ou os seus sonhos não são completamente atingidos, essa criança tem a tendência a tornar-se num criança triste. O que faz com que praticamente todos nós sejamos potenciais "meninos tristes".

Contudo, O Menino Triste é um menino feliz, e o nome é portanto mais uma "figura de estilo" do que uma fatalidade do espírito.

2 comentários:

MotardGS disse...

Olá João (permite-me que te trate assim), foi um previlégio conhecer o Menino Triste, uma lufada de fresquidão no meu cinzento quotidiano, um reviver de (boas) memórias de fã da B.D., e a vontade de aí me mergulhar novamente...
Permite-me igualmente fazer o comentário nesta entrada, talvez por a questão que te coloco ter a haver com a própria origem do Menino Triste. A questão é tão sómente da razão dos 4 "quadradinhos" que o rodeam e acompanham sempre. À primeira vista pensei que simbolizasse a tensão, ou o alerta de perigo do homem-aranha, mas não pode...uma vez que está sempre presente.
É só por hoje.
Um grande bem-haja e um grande obrigado por me teres proporcionado momentos de deleite ao viajar com o teu Menino.

Unknown disse...

Caro MotardGS:
Muito obrigado pelas tuas palavras. É sempre bom saber que o nosso trabalho tem continuidade na sensibilidade de outras pessoas, podendo-se assim partilhar situações, gostos, acções e outras questões comuns.
No que toca às figuras geométricas em redor da cabeça do MT, elas devem ter sido influenciadas pelos meus gostos pelo mangá (japonês). Inicialmente eles eram realmente 4, mas ultimamente tenho desenhado apenas 3. Representam efectivamente o estado de espírito da personagem, mas não estão sempre presentes: quando a personagem está a dormir, eles não aparecem, como podes constactar no livro "A Essência". Mas é um pouco como dizes, efectivamente, já que a personagem está (constantemente) numa situação de "admiração". Se quizeres elas podem representar um pouco os pontos de exclamação. O mais engraçado de tudo, é que eu comecei a desenhá-los "insconscientemente", e só depois de umas pessoas me terem feito exactamente a mesma pergunta que tu, é que vi a interpretação que poderiam ter.
Volta sempre.