29/01/08

O Menino Triste d'aprés... Lewis Trondheim - 5


Aproveitando a recente visita de Lewis Trondheim ao FIBDA 2007, tive a oportunidade de trocar algumas impressões com ele e de lhe pedir para completar o texto da ilustração que agora aqui coloco.

Desta vez O Menino Triste é enquadrado nas Aventuras de Donjon (Coração de Pato) uma das séries mais populares de Trondheim junto do público nacional, ao qual se junta Marvin, o monstro do Guardião. Além desta série, Trodheim tem também publicado por terras lusas, e com grande êxito, a história “A Mosca” e “Os Cosmonautas do Futuro”, por exemplo.

Com um traço muito simples, fluído, mas imensamente eficaz, com o qual o leitor imediatamente simpatiza, Lewis Trondheim é um dos autores europeus de maior sucesso. O Menino Triste também assim o acha.

26/01/08

O Menino Triste em Polaco


Jakub YANKOWSKY é o autor do Blog Polaco http://www.przypadkiem.blogspot.com/.


Depois de uma passagem por Portugal onde estudou um pouco mais de Português, Jakub está de volta à sua terra natal. No seu Blog tivémos já o prazer de ver por algumas vezes citações aO Menino Triste. Uma primeira abordagem tratou do trabalho que fiz com inspiração no estilo do José Carlos Fernandes e publicado aqui sob o rótulo “O Menino Triste D’après...”. Agora outra focando o trabalho da mesma série que fiz sobre o Miguel Rocha e ainda a colaboração do José Abrantes na Exposição do FIBDA de 2005.

Jakub Yankowski não se limita a referenciar os trabalhos que acima mencionei, traduzindo-os mesmo para polaco. Quem sabe se esta poderá ser uma porta para o público polaco conhecer uma parte do Universo dO Menino Triste, e não só.


É pena não sabermos polaco, mas ficamos com o privilégio de imaginar as coisas boas que lá estarão escritas. Força Jakub.

18/01/08

O Menino Triste e as Novas Tecnologias


Das investidas que tenho tentado fazer em vários campos do conhecimento, e tentar aplicá-las ao campo das artes, uma delas é na área das tecnologias de prototipagem rápida.

Na minha actividade profissional tenho lidado com algumas das tecnologias disponíveis neste campo. Daí à utilização de algumas delas no desenvolvimento de algumas ideias que tenho para O Menino Triste, foi um pequeno passo. Assim, podem ver na imagem desta entrada, um pequeno diorama que eu e o Gastão Travado realizámos, a partir de um modelo 3D digital d’O Menino Triste. A partir desse modelo, foi construído utilizando uma máquina de prototipagem rápida, uma figura em resina, que depois foi pintada e colocada no diorama. A figura tem cerca de dez centímetros de altura.

Todos os detalhes da construção podem ser vistos
aqui. De referir ainda que a construção da figura foi efectuada utilizando uma das máquinas de Prototipagem Rápida do Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, CENTIMFE, na Marinha Grande.
Este trabalho foi alvo de uma apresentação do Gastão Travado no evento D2P - Design to Product, realizado em 2006, na Marinha Grande, onde foram apresentados vários trabalhos, que utilizaram as tecnologias de Prototipagem Rápida aplicadas a diversas áreas (Moda, Arquitectura, Arte, Engenharia,...).

08/01/08

Os Amigos de ÉmeTê - 8/8


No início de 2008, o amigo que fecha esta série de oito participantes na Exposição d’O Menino Triste patente no FIBDA 2005. Seu nome no meio BandaDesenhístico: José Abrantes.


Autor celebrando (mais de) 30 anos de carreira. José Abrantes é o autor nacional de Banda Desenhada que mais se tem dedicado a temas para crianças, sempre com um relevante êxito. Salientando apenas algumas das suas personagens podemos referir O Gato Zu, Dakar - O Minossauro, Homodonte, e mais recentemente a bruxinha Morgana, personagem esta que tive o prazer de ser convidado a desenhar alguns dos fundos de algumas das páginas das suas histórias.


Com imensas publicações em revistas, jornais, fanzines e álbuns, José Abrantes foi também um dos participantes nacionais presentes no Festival de Banda Desenhada de Angoulême de 1998, integrado na exposição “Perdidos no Oceano”, assim como em outra exposição que esteve patente no Centro Belga de Banda Desenhada, em Bruxelas, no ano de 2000, além de várias participações no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.
Em duas linhas não consigo abarcar a grandeza e qualidade de todo o Trabalho do José Abrantes, contudo, alguns deles podem ser vistos on line em
http://www.abrantes.interdinamica.com.