26/11/07

Os Amigos de ÉmeTê - 6/8


Ricardo Blanco - animador em filmes do “Jardim da Celeste” (“Os Patinhos”), na série “Angelitos” e na média metragem de animação “A Estrela de Gaspar”, realizador das séries infantis de animação “As aventuras de Móli” e “Eu quero ser”, e ainda autor das tiras BD sob o título “O Pensador”. Estas são apenas algumas das referências que podemos fazer a Ricardo Blanco, que presenteou a exposição d’O Menino Triste com a ilustração que agora podem ver.

Mais dedicado ultimamente ao cinema de animação, é pena o Ricardo não nos permitir usufruir de mais trabalhos seus na área da Banda Desenhada. As suas personagens têm sempre um traço que conduz a uma imediata “adopção” das mesmas por parte do espectador/leitor, de tão ternas e simpáticas que são. Aguardamos pelos próximos trabalhos do Ricardo Blanco (ansiosamente).

19/11/07

O Menino Triste d'après... Hergé - 4



No ano da comemoração do Centenário do grande autor belga de Banda Desenhada, não podia deixar de aqui colocar a minha contribuição.

Embora O Menino Triste tenha sido criada numa altura que não deixou qualquer hipótese temporal e física de eu almejar a que um dos meus desenhos pudesse hipoteticamente vir a ser autografado por Hergé, não pude deixar de realizar o trabalho que agora aqui revelo, e de o incluir nesta secção "D'après...".

Independentemente de se gostar ou não de Hergé, não se pode contudo deixar de reconhecer a importância que o seu trabalho (e dos seus Estúdios Hergé) teve, e continua a ter, no panorama da Banda Desenhada europeia. A quantidade de livros, ensaios, teses, e demais literatura sobre o tema assim o demonstra.

14/11/07

Os Amigos de ÉmeTê - 5/8


A habitual irreverência de ÁLVARO.
Baseada numa vinheta do segundo livro d'O Menino Triste, o ÁLVARO participou com a ilustração que agora revelamos aqui no blog, na exposição de 2005 realizada no FIBDA.
O trabalho de charge de que o ÁLVARO é autor, está (quanto a mim) ao nível dos melhores autores mundiais na área. Dono de um traço peculiar conjuntamente com um humor corrosivo, o ÁLVARO tem-nos brindado com trabalhos de excepção e de enorme poder de observação social e, diria mesmo, antropológica!
Podem ver as suas pérolas neste local.
Quiçá esta seja uma faceta secreta d'O Menino Triste.
Quiçá!

05/11/07

O Terceiro Livro


Terminou o 18º FIBDA. Nele são normalmente apresentadas as últimas novidades e lançamentos no que toca a livros de (e sobre) Banda Desenhada.
Pois nós (eu e O Menino Triste), esperámos exactamente pelo final do Festival para efectuarmos o nosso anúncio, aqui, já que é este o Blog Oficial da personagem, não é?
Assim (tcham, tachan, tchan...), fica aqui oficialmente dito que o ano de 2008 verá o aparecimento do terceiro livro da série.
Por enquanto aqui revelamos, além do anúncio da publicação, o nome do livro: "A Essência". Ah, e também uma das vinhetas do livro (ao estilo de teaser).
Este relato pictórico/literário terá como pano de fundo a Arte, e mais não digo para já. Ao longo do tempo, e sempre que houver novidades sobre o livro, estaremos aqui a dar-vos mais alguns detalhes.