20/02/09

Carnevale

Carnevale

La parola carnevale deriva dal latino "carnem levare" ("eliminare la carne"), poiché anticamente indicava il banchetto che si teneva subito prima del periodo di astinenza e digiuno della Quaresima.
.
I festeggiamenti si svolgono spesso in pubbliche parate in cui dominano elementi giocosi e fantasiosi; in particolare l'elemento più distintivo del carnevale è la tradizione del mascheramento.

A imagem aqui representada é uma vinheta de uma das páginas do livro "A Essência". Parte da narrativa do livro desenrola-se em Veneza, exactamente na altura do Carnaval, pelo que tomamos a liberdade de iniciar este post em Italiano.
Arrivederci!

12/02/09

Charles Darwin - A Origem das Espécies


Agora, quando se comemoram os 200 anos sobre o nascimento de Charles Darwin, o legado do naturalista inglês continua actual e vivo, nos caminhos trilhados pela biologia molecular e genética, mas também na biotecnologia e na própria biologia da evolução.
.
O seu livro, “A Origem das Espécies”, não passou despercebido aO Menino Triste. De facto, no segundo livro da série, de título “Os Livros”, numa das vinhetas da página 3 aparece exactamente a reprodução de duas das páginas da obra de Darwin. Associando-se a esta comemoração, aqui fica então a página que contém essa vinheta.

10/02/09

O Menino Triste na Web

A “Rua de Baixo TM“ pode designar-se por uma revista on-line mensal, criada por um conjunto de pessoas com capacidades e habilitações diversas, que buscam uma alternativa aos media tradicionais. Tocando várias formas da Arte e Cultura, é já uma referência ao nível da cultura urbana actual.

Na sua edição de Fevereiro, publicam uma entrevista com o autor d’O Menino Triste e a propósito do livro “A Essência”. A Entrevista foi realizada por Gabriel Martins e a Fotografia é da autoria de Jorge Buco. Gabriel Martins complementa a entrevista com uma crítica ao livro, no seu blogAlternative Prison”. Cliquem por lá.

04/02/09

O Menino Triste d'aprés... Jean-Claude Denis - 10


Jean-Claude Denis (França) – o vencedor do Prémio Nacional de BD para o Melhor Álbum Estrangeiro no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora 2007, pelo excelente “Alguns meses em Amélie” (ASA), esteve presente no FIBDA2008.
.
De novo, o autor d’O Menino Triste aproveitou para realizar mais um “cross-over”. Desta vez com um dos personagens de Jean-Claude que mais êxito tem por terras gaulesas – Luc Leroi – embora ainda desconhecido das edições nacionais.
.
Como tem sido apanágio destes “cross-overs”, os mesmos têm tido uma boa recepção por parte dos autores referenciados, e o Jean-Claude Denis não foi excepção, fazendo uma legenda com grande sentido de humor! Enquanto aguardamos pelas edições nacionais dos álbuns de Luc, aqui fica então o trabalho conjunto.