22/06/08

A Música de José Gomes Ferreira - 2


Em Agosto de 2007,coloquei aqui no Blog, um post sobre uma música de José Gomes Ferreira, chamada exactamente “O Menino Triste”. Trata-se de um scherzo para piano, e que a última vez que terá sido tocada em público foi em 2001 no concerto de homenagem a José Gomes Ferreira, no Teatro Tivoli em Lisboa, por ocasião do centenário do seu nascimento. O intérprete foi o pianista Armando Vidal.

Lancei então um repto sobre uma eventual gravação que terá sido feita na altura, responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa, mas os resultados foram negativos. Apenas o Maestro César Viana se disponibilizou para me facultar uma cópia da partitura, o que muito agradeço.

Eis quando senão, há umas semanas atrás, por um acaso ciber espacial, encontrei umas referências a essa mesma música num outro blog (já desactivado). O autor do blog é João Pedro Nunes, que é actualmente estudante do curso de Ciências Musicais, da Universidade Nova de Lisboa. Apaixonado do piano, João Pedro Nunes é um grande entusiasta e divulgador da música de José Gomes Ferreira. Daí que ao meu pedido de cedência de uma eventual gravação que tivesse em seu poder, o João imediatamente se prontificou a cedê-la. Trata-se de uma gravação em formato mp3, e que foi realizada exactamente no tal concerto de 2001. A gravação foi realizada por um ex-professor do João Pedro Nunes.

Assim sendo, aqui a disponibilizo, tentando contribuir também para a divulgação da música de José Gomes Ferreira, vertente pouco conhecida de muitos dos cibernautas. E um ENORME muito obrigado ao João Pedro Nunes. De mim e d’O Menino Triste.

12/06/08

O Menino Triste na Escola


O Menino Triste esteve presente em mais uma acção de divulgação de Banda Desenhada junto de uma escola.
Desta vez, numa escola do Algarve, onde o contacto com os alunos e professores se mostrou imensamente interessante. Conversou-se sobre Banda Desenhada, as suas várias vertentes, estilos, técnicas e muitas mais coisas. Algumas das crianças mostraram já algum conhecimento sobre diversos aspectos técnicos da Banda Desenhada, sendo potenciais apreciadores futuros da nossa forma preferida de literatura.
Havemos de lá voltar. Prometo!