19/08/11

Olindomar Estúdio / Luanda Cartoon


Quando se fala do Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação Luanda Cartoon, tem que se referir obrigatoriamente os nomes de Lindomar e Olímpio de Sousa, e consequentemente o “Estúdio Olindomar”.

.

É exactamente sobre o Estúdio Olindomar que quero hoje falar. Não vou falar para já do Festival em si, já outros o têm feito e a imprensa tem sido prolífera em bons artigos sobre o mesmo. Vou falar do Estúdio Olindomar e de uma paixão, de uma GRANDE paixão. Ninguém pode imaginar a paixão que os dois irmãos angolanos têm pela Banda Desenhada. Só quem os conhece. Paixão essa que os tem levado a apostar naquilo que amam e acreditam, colocando nela todo o seu viver de cada dia, movendo mundos e fundos para que o Luanda Cartoon seja efectivamente uma referência no mapa da Banda Desenhada.

.

Legado recebido do artista Henrique Abranches, o amor pela Banda Desenhada e o seu ensino logo se tornou num desejo de criarem um estúdio onde isso mesmo se pudesse concretizar. Assim nasceu o Estúdio Olindomar, que funcionou durante alguns anos em instalações provisórias. Durante o corrente ano, um espaço independente e próprio tornou-se realidade. Actualmente, o Estúdio Olindomar está localizado numa moradia de dois pisos, na Terra Nova, em Luanda. A moradia é pertença da família Sousa, e no Estúdio existe o ambiente ideal e as condições para que os desejos dos dois irmãos sejam uma realidade. Inclusivamente, existe espaço para uma BeDeteca, que será a primeira em Luanda, e cujo acervo já conta com alguns exemplares interessantes e que irá ser incrementado substancialmente através de acções particulares de que falaremos aqui em futuros posts.

.

Acredito que seja difícil perceber, para quem não conhece o Lindomar e o Olímpio, como é que aquela moradia não foi arrendada ou vendida, de forma a realizar dinheiro. Essa poderia ser uma solução muito fácil, numa cidade onde o arrendamento e venda de habitação são muito proveitosos. Mas não, os irmãos Sousa (com a colaboração dos elementos do Estúdio) fizeram obras, pintaram, repararam e agora o Estúdio Olindomar é uma REALIDADE!

.

Faço votos para que o Estúdio Olindomar possa ter o sucesso e os apoios que merece, pois a Banda Desenhada (e a animação) angolana só têm a ganhar com esse êxito. Este é um bom exemplo em como os sonhos se podem tornar realidade!

.

3 comentários:

csa disse...

Fantástico!
Esses irmãos deviam contactar a Bêdêteca portuguesa (nos Olivais) e o cine-Clube de Avanca. responsável pelo maravilhoso Festival Internacional de Cinema de Animação que se realiza no fim de Julho, para estabelecer protocolos.
No que diz respeito ao Cine-Clube, eu posso dar algumas indicações úteis.

João Figueiredo disse...

João, respondo-te por aqui ao comentário que deixaste n'Os Escudos da Lusitânia, porque feito burro não permito comentários no meu blog que não os de contas google e no meu trabalho as mesmas estão bloqueadas. Portanto, se gostaste da primeira parte da BD, mesmo com os erros de balonagem, vais gostar da segunda parte também (mas esta segunda parte não terá piadas). O artista anónimo é alguém que todos conhecemos bem, mas que pediu o anonimato pois apenas veio dar uma ajuda e, na optica dele, não quis assinar. Tipo os musicos que não assinam musica pimba, porque acham que vão ser gozados em praça pública. Fora de brincadeiras, o artista considerou que, como não teve nada a ver com a construção da história e como só veio mesmo ser "ajudinha", não quis assinar. Mas quer eu como o Ricardo reconhecemos-lhe o valor.
Quanto ao Estudio Olidomar, há que dizer que, pela descrição que me fizeste na Sexta-Feira, bem gostaria eu que Portugal tivesse alguma coisa do género. Não devia ser esse o papel de entidas como o CNBDI ou a Bêdêteca de Lisboa? Sei que em Beja estão a tentar fazer isso, lá na sua Bêdêteca. Pode ser que um dia eu faça um estúdio. Em Setembro o meu quarto de solteiro já vai ser um "pequeno estúdio" de todo o meu Universo, por isso...
Os manos Sousa vêm cá à Amadora? Tens que apresentar aqui ao Joãozinho.
Grande Abraço.

João Amaral disse...

Concordo em absoluto com o teu texto e tenho a certeza que, com o tempo, também a Bedeteca verá a luz do dia. E, é verdade que quem conhece o estúdio, não pode deixar de ficar maravilhado com o excelente trabalho que os irmãos Sousa já lá fizeram. Ali respira-se criatividade... Grande abraço.