07/12/08

A Gastronomia em "A Essência"


Ainda a propósito do livro "A Essência", durante as sessões de autógrafos do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora 2008, houve alguns leitores que me perguntaram pela receita que O Menino Triste faz para um jantar com os seus amigos, e que está referenciada na página 17.
Trata-se de uma receita que tinha inventado há já algum tempo, e que me lembrei de referir no decorrer da história. Pelos vistos abriu a curiosidade e o apetite a alguns. Para os que não tiveram acesso a uma cópia impressa da receita, que acabei por distribuir na parte final do FIBDA, aqui deixo a dita:
Cataplana de Frango com Castanhas e Amêijoas

Ingredientes (4 pessoas):

· 4 peitos de frango cortados em cubos grandes
· 100g bacon em pequenos cubos
· ½ kg de amêijoas (ou conquilhas)
· 400g de castanhas sem pele
· 1 cebola grande em rodelas
· Alhos esmagados (a gosto)
· 2 folhas de louro
· Azeite
· Coentros picados
· Sal (a gosto)

Aquece-se o azeite na cataplana e junta-se a cebola às rodelas. Neste refogado aloura-se o bacon, juntando-se uma folha de louro. Adicionam-se os cubos do frango e fritam-se rapidamente em lume mais vivo. Reduzindo o lume, tapa-se a cataplana e cozinha-se durante 10 minutos. Introduzem-se de seguida as castanhas e o sal. Volta-se a tapar e cozinha-se por mais cerca de 15/20 minutos. Em caso de necessidade juntar um pouco de água.

Separadamente, aquece-se azeite numa frigideira juntamente com os alhos e a outra folha de louro. Quando os alhos estiverem alourados juntam-se as amêijoas e fritam-se até abrirem. Colocar uma pitada de sal. Não se devem cozinhar demasiado as amêijoas, pois podem ficar rijas e com má apresentação.

Quando o frango estiver cozinhado, juntam-se-lhe as amêijoas, os sucos e os alhos, misturando bem. Adicionar nesta altura os coentros picados e cozinhar todo o conjunto por mais 5 minutos em lume brando.

Servir quente.
Bom apetite.

5 comentários:

Inês Ramos disse...

Bem, parece delicioso! Vou experimentar!

Anónimo disse...

Ai que fome!!!
Este Menino Triste é um prodígio. Até sabe cozinhar!!!
Ou, pelo menos, conhece receitas deliciosas.

Anónimo disse...

Para mim, há sempre algo de magia na gastronomia. Talvez porque não domine a arte.
E o Menino Triste sabe apresentar uma refeição.
Já fui um dos eleitos.

Unknown disse...

Inês e csa: experimentem sim, e vão ver que não se arrependem ;)

Luis: fizéste-me lembrar de repente o "famoso" esparregado de alheira ;))))

Abraços

Anónimo disse...

Eu bem gostava.
Mas não tenho a mínima confiança nos meus dotes culinários. Hehe!
Não sou talentosa, como o Menino Triste!!!