22/06/08

A Música de José Gomes Ferreira - 2


Em Agosto de 2007,coloquei aqui no Blog, um post sobre uma música de José Gomes Ferreira, chamada exactamente “O Menino Triste”. Trata-se de um scherzo para piano, e que a última vez que terá sido tocada em público foi em 2001 no concerto de homenagem a José Gomes Ferreira, no Teatro Tivoli em Lisboa, por ocasião do centenário do seu nascimento. O intérprete foi o pianista Armando Vidal.

Lancei então um repto sobre uma eventual gravação que terá sido feita na altura, responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa, mas os resultados foram negativos. Apenas o Maestro César Viana se disponibilizou para me facultar uma cópia da partitura, o que muito agradeço.

Eis quando senão, há umas semanas atrás, por um acaso ciber espacial, encontrei umas referências a essa mesma música num outro blog (já desactivado). O autor do blog é João Pedro Nunes, que é actualmente estudante do curso de Ciências Musicais, da Universidade Nova de Lisboa. Apaixonado do piano, João Pedro Nunes é um grande entusiasta e divulgador da música de José Gomes Ferreira. Daí que ao meu pedido de cedência de uma eventual gravação que tivesse em seu poder, o João imediatamente se prontificou a cedê-la. Trata-se de uma gravação em formato mp3, e que foi realizada exactamente no tal concerto de 2001. A gravação foi realizada por um ex-professor do João Pedro Nunes.

Assim sendo, aqui a disponibilizo, tentando contribuir também para a divulgação da música de José Gomes Ferreira, vertente pouco conhecida de muitos dos cibernautas. E um ENORME muito obrigado ao João Pedro Nunes. De mim e d’O Menino Triste.

1 comentário:

Anónimo disse...

Há imagens de plena confraternização de José Gomes Ferreira com Fernando Lopes Graça.
Dentre as homenagens que lhe fizeram, fui a três.
O Tivoli tem mesmo um esplendor do caraças, não tem?