30/07/15

#HeForShe

O Menino Triste associa-se à campanha da UN Women das Nações Unidas, #HeForShe, em defesa da igualdade de géneros. Mais informações aqui.

- A desigualdade de género é uma das violações mais persistentes dos direitos humanos do nosso tempo. Apesar de muitos anos de promoção da igualdade de género, as desigualdades entre mulheres / raparigas e homens / rapazes continuam a  manifestar-se de maneiras flagrantes por todo o mundo.

HeForShe é um movimento de solidariedade para a igualdade de género que envolve homens e rapazes como defensores e participantes, para quebrar o silêncio, levantar as suas vozes e tomar medidas para a conquista da igualdade de género.


 - Gender inequality is one of the most persistent human rights violations of our time. Despite many years of promoting gender equality, inequalities among women/girls and men/boys continue to manifest in egregious ways around the world.

-HeForShe is a solidarity movement for gender equality that engages men and boys as advocates and stakeholders, to break the silence, raise their voices and take action for the achievement of gender equality.



24/07/15

Outros Meninos Tristes

Já aqui coloquei algumas curiosidades sobre outros personagens da Banda Desenhada ou cinema que também podem ser considerados "meninos tristes". Deve-se esta denominação a crianças (ou adultos) que não tiveram a oportunidade de crescer nos braços das suas mães, ou que, por qualquer razão não viram os seus sonhos tornarem-se realidade. Assim, têm tendência a tornarem-se crianças tristes, com uma enorme nostalgia do passado, da infância perdida.

Estou a ler o livro "L'Homme de la Toundra" do meu autor japonês preferido: Jirô Taniguchi. É um conjunto de histórias curtas, com a habitual humanidade a que Jirô nos habituou, mesmo quando trata cenas mais violentas. Na história "Kiyosé-Jima, l'île où accostent les coquillages", a personagem principal é Takashi, um menino separado de sua mãe. Acredito que se alguma vez Jirô desenhasse O Menino Triste, ele seria assim...