31/08/10

Luanda Cartoon 7 - A Exposição (III)


Mais uns quantos trabalhos expostos no 7º Festival Internacional de Banda Desenhada de Luanda.
.
1- Marcelo d'Salete (Brasil); 2- Nuno Garção; 3- Lagarto Negro; 4- Casimiro; 5- Gegé; 6- Vasco; 7- Vavá; 8- Lino Silva; 9- Armando Pululo; 10- Horácio Gilberto.
.

30/08/10

Luanda Cartoon 6 - A Exposição (II)


Aqui está o primeiro conjunto de trabalhos de Banda Desenhada, expostos no Festival Internacional de Banda Desenhada de Luanda.
.
Sem qualquer critério de selecção:
1-Adjim Dangar (Tchad); 2-Airosa; 3-Carnoth Júnior; 4-Altino Nobre; 5-Armando Eduardo; 6-Filipe Melo (Portugal); 7-Tumbula; 8-Lindomar e Olímpio; 9-Junilson Faria; 10-Júlio Pinto.
.
Em posts posteriores mostrarei mais BD, Cartoon e caricatura.
.

28/08/10

Luanda Cartoon 5 - Os Media


Já tenho assistido a vários festivais por essa Europa fora, e nunca vi nenhum com a cobertura mediática do Festival Internacional de Banda Desenhada de Luanda!
.
Desde o dia que cheguei (4ª) e nos quatro dias seguintes, foi um corrupio entre televisões, rádio e jornais.
.
Logo na tivémos direito a horário nobre da TPA2 no programa Hora Quente de Pedro Nzagi. Na uma entrevista alargada para a TV Globo, e outra entrevista para uma produtora independente de televisão.
No dia seguinte, dia da inauguração do Festival, entrevista na Rádio Nacional de Angola e o regresso à TPA2 para o programa Dia a Dia, apresentado por Vitor Hugo, onde estivémos - pásmem-se - hora e meia em antena a falar de Banda Desenhada, com direito a directos do local do Festival! Já no Centro Cultural Português para a inauguração, houve direito a entrevistas para a RTP, outras duas estações de televisão, rádio e imprensa!!!!
.
A juntar a isto tudo, Olímpio e Lindomar eram capa da revista VIDA (jornal O País) e mais uma data de artigos no jornal de Angola e...
.
Com uma cobertura destas não era de estranhar que quando entrávamos em qualquer café ou restaurante, as pessoas comentassem com o Olímpio ou o Lindomar, sobre o que tinham visto ou ouvido nos vários media, a propósito do Festival. Exemplo a seguir por cá? A Banda Desenhada bem merece...
.
Fotos de Hamilton Bonga
.

27/08/10

Luanda Cartoon 4 - A Exposição


A Exposição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Luanda está patente no Centro Cultural Português/Instituto Camões.
.
Uma sala muito simpática, com excelentes condições e adequada a este tipo de eventos. Deixo-vos aqui algumas imagens (fotos de Hamilton Bonga) da perspectiva geral da sala (ainda sem público), em posts posteriores irei mostrar-vos cada um dos trabalhos expostos.
.
Dada a dinâmica que o Festival tem actualmente, prevejo que em próximas edições, além desta sala se tenham de conseguir outras mais, de forma a se poder albergar todo o leque de material expositivo, que com certeza irá ser cada vez mais.
.
Como curiosidade, deixem-me dizer-vos que na abertura da edição do ano passado do Festival, estiveram presentes para cima de 1500 pessoas, o que fez transbordar a sala, o espaço adjecente da Embaixada portuguesa (onde está o Centro Cultural), e ainda o passeio e a avenida frontal! Esta enchente fez com que este ano a Organização tivésse optado por distribuir convites para a abertura. E não imaginam como a procura foi feroz: os telemóveis da Organização não paravam de tocar ;))
.

26/08/10

Luanda Cartoon 3 - A Organização


A organização do Festival Internacional de Banda Desenhada de Luanda está a cargo do Estúdio Olindomar e do Instituto Camões em Angola, tendo ambas assegurado também a participação no Festival do autor d'O Menino Triste. Agradecimentos públicos!
.
Tudo cinco estrelas. Não falharam detalhes que costumamos ter em outros festivais. É verdade que a dimensão ajuda, mas a enorme paixão e profissionalismo que podémos sentir, não permite que qualquer falha ocorra. Sentiu-se que a partir desta edição do festival, os próximos serão num contínuo crescendo.
.
Desde a chegada ao aeroporto até à nossa saída, fomos continuamente acompanhados e assistidos pelo staff do Festival, assim como do próprio Instituto Camões e da Embaixada de Portugal, nos mais diversos detalhes.
.
Da exposição, cobertura dos media, público, autógrafos, conferências, e demais entourage, falaremos nos próximos posts.
.
Uma entrevista com Olímpio e Lindomar de Sousa (Estúdio Olindomar), publicada na revista Vida (Jornal O País), pode entretanto ser lida aqui.
.
Fotos de Hamilton Bonga
.

25/08/10

Luanda Cartoon 2 - Olindomar Estúdio: A Origem de Tudo


Os irmãos Olímpio e Lindomar de Sousa criaram o Estúdio Olindomar quando sentiram que o panorama da Banda Desenhada Angolana carecia de iniciativas que ensinassem, promovessem e divulgassem jovens criadores da Nona Arte. Discípulos do Mestre Henrique Abranches, com o desaparecimento deste, tomaram a responsabilidade e assumiram o testemunho que lhes foi passado pelo Mestre, no ensino e divulgação da Banda Desenhada. Este espírito foi ainda mais vincado depois do desaparecimento do também grande divulgador de Banda Desenhada e galerista Tirso do Amaral.
.
Desde 2002 e até à actualidade, formaram já várias dezenas de jovens nas artes da Banda Desenhada, cartoon e animação. No início eram pequenas palestras e workshops mas que rapidamente se tornaram em cursos, tal o interesse pela área. Este interesse deveu-se sobretudo ao êxito que a personagem criada pelos dois irmãos – Cabetula – despontou nos Angolanos. Êxito esse que ainda hoje se mantém e que o esgotar de cada número da revista Cabetula é testemunho. Alguns dos jovens formados ainda trabalham com o Estúdio, outros seguiram o seu percurso profissional em vários sectores da comunicação como a televisão, imprensa,audio-visual ou publicidade.
.
Originalmente decidiram organizar encontros de Banda Desenhada para promover mais a Banda Desenhada e a divulgação dos novos talentos, evoluindo estes, naturalmente, para aquilo que é hoje o Festival Internacional de Banda Desenhada de Luanda.
.
Fotos de Hamilton Bonga

24/08/10

Luanda Cartoon 2010 - 1


O Menino Triste e o seu criador estiveram presentes no Luanda Cartoon 2010. Fomos recebidos em formato de 5 estrelas por todos: a Organização do Festival, o Instituto Camões, o público, os media...
.
Tal como tínhamos previsto fizémos novos Amigos, aprendemos imenso com a experiência da realidade Angolana, elaborámos planos para futuras colaborações... enfim sobre tudo isto e muito mais, iremos aqui falar nos próximos posts.
.
The Sad Boy and his creator have been at the Luanda Cartoon 2010 Festival. Great reception by everyone: the Organisation, Instituto Camões, the fans, all the media...
.
As we were planning, we made new friends, learned a lot, and made plans for future works. We'll tell you about this and much more in the next posts.
.

02/08/10

PUNK Gig


Ora então gostava de vos apresentar uma página do novo álbum d'O Menino Triste, que como já estão fartos de saber, se chamará PUNK REDUX.
Como quero que alguns de vós não saibam ainda o texto do livro, coloco aqui a página na versão Japonesa ;)
.
And here you have a page of The Sad Boy's new book PUNK REDUX.
As I don't want to disclose the text yet (for some of you), this is the Japanese version ;)
.